Jornalismo Cultural - Uma volta ao mundo

 Lúcio Cesar
Paola Coimbra

"A cultura é fundamental para o desenvolvimento humano". Com essas palavras, Vitor Diniz iniciou sua palestra na Semana de Comunicação. O jornalista cultural e ex aluno da Universidade Estácio de Sá, conversou com os futuros jornalistas e publicitários sobre a importância de estar preparado e bem informado. Durante a palestra, indicou alguns livros da área de comunicação.



Vitor acredita que um jornalista deve ter senso crítico, buscar sempre o novo e ter senso de humor. Na editoria do jornalismo cultural, enfatizou que no Brasil, o desenvolvimento dessa área ainda está devagar. 

O grande entrave do Brasil é a educação. Às vezes a pessoa tem um estudo superior mas briga na boate. A mídia de cultura tem que ter mais espaço e o investimento em educação é importante. Falta mais cultura, eventos e divulgação, afirmou Diniz.
                                                                                                     Livia Citrangulo

Apresentador do programa musical Pop MIx, que estreiou na TV Zoom em 2002, Vitor e seus parceiros, buscavam trazer para o interior uma linguagem pós-moderna sobre o pop brasileiro e também mostrar o que rolava na cultura pop mundial. 

O projeto do interior foi conquistando espaço e alguns anos depois, seus idealizadores já recebiam um retorno do trabalho feito, como indicações de prêmios e a visibilidade. O Pop Mix se transformou em uma rede de comunicação para divulgar a música pop em Tv, rádio, jornal e Internet. 





Sobre a arte de entrevistar, Diniz enfatizou que é uma sedução. Mas que acima de tudo precisamos ser éticos. "Às vezes você tem que perder a entrevista por causa da ética. Mas sua atitude hoje, vai fazer de você um diferencial amanhã", argumentou. Com sua vivência em entrevistar grandes nomes do mundo cultural, Vitor reforçou a ideia de que o Brasil tem grande potencial cultural e que o mundo conhece a nossa gastronomia e música. O que falta é a iniciativa dos brasileiros para se inspirar nos ideais culturais ao redor do mundo para aplicá-los no país. 
    
Para encerrar o palestrante deixou seu recado para os alunos . " Alunos de jornalismo, vocês são as pessoas certas para mudar a cena cultural de sua cidade. Pode ser com um blog, um programa de rádio ou com qualquer outra ferramenta. Com senso crítico a nossa função ajuda", concluiu.


Confira a lista dos livros indicados:


Diário da Corte
Autor: Francis, Paulo
Editora: Três Estrelas
Categoria: Literatura Nacional / Ensaios
 
Miudos Metafisicos
Autor: Dapieve, Arthur
Editora: Topbooks
Categoria: Literatura Nacional / Contos e Crônicas

Pelo Mundo da Moda - Criadores, Grifes e Modelos - 3ª Ed.
Autor: Pacce, Lilian
Editora: Senac São Paulo
Categoria: Artes / Moda

Às Margens do Sena
Autor: Reali Jr.
Editora: Ediouro
Categoria: Literatura Nacional / Biografias e Memórias

Babado Forte - Moda Musica e Noite
Autor: Palomino, Erika
Editora: Mandarim
Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Sociologia

Rumo a Estação Islândia
Autor: Massari, Fabio
Editora: Conrad
Categoria: Artes / Música

A Arte de Entrevistar
Autor: Walters, Barbara
Editora: Novo Conceito
Categoria: Linguística / Comunicação

Beijar o Céu
Autor: Reynolds, Simon
Editora: Conrad
Categoria: Artes / Música

Juca Kfouri - O Militante da Notícia
Autor: Alencar, Carlos
Editora: Imprensa Oficial Sp
Categoria: Linguística / Comunicação

A Queda - As Memórias de Um Pai Em 424 Passos
Autor: Mainardi, Diogo
Editora: Record
Categoria: Literatura Nacional / Biografias e Memórias