Mercado publicitário ganha destaque na Semana de Comunicação

Vinicius Eyer
Marvio Nova

A publicitária Gisela Madureira foi a palestrante desta quarta, 24 de outubro, na Semana de Comunicação. A profissional abordou o mercado publicitário de grande, médio e pequeno porte. Ao abrir a palestra, ela afirmou que “a publicidade, hoje, é global”, ou seja, as agências pertencem a grandes grupos multinacionais.
Para ilustrar como funciona o universo da propaganda, Gisela mostrou um pequeno trecho da famosa série de televisão americana Mad Men. A dramaturgia serviu como gancho para um dos temas mais importantes de sua apresentação, a que os publicitários não devem apenas pensar como produto é, mas como os clientes o verão.

O assunto seguinte a ser abordado foi a convergência entre os diversos ramos da comunicação. A fusão entre jornalismo e publicidade está cada vez mais presente nas agências, que passam a oferecer serviços como de assessoria de imprensa, relações públicas e desenvolvimento de conteúdo para mídias sociais.


Gisela mencionou o medo das empresas em relação à internet, por esta, possibilitar aos consumidores a voz ativa para reclamar, aumentando o êxito negativo. “O cliente (empresas) tem horror a crítica, aliais, todos nós temos horror a crítica” afirmou.

No fim, antes de abrir o microfone para perguntas, Gisela trouxe uma recomendação para os presentes à palestra: “Estudem, porque isso é um privilégio. Sempre pensem que tenho que aprender para ser uma pessoa melhor.”