Produção de Conteúdo para Mídias Digitais é destaque na Semana da Comunicação


Helcio Fournier
Thais Patueli

Com dois anos de trabalho na agência Designtec, Priscilla Novaes palestrou, nessa sexta-feira (27), na Semana de Comunicação da Estácio Nova Friburgo, sobre a produção de conteúdo para mídias digitais. A palestra também contou com a presença de Felipe Sanches, CEO da empresa.

Priscilla começou na agência como estagiária e, atualmente, é Gerente de Mídias Sociais. Ela acompanhou o desenvolvimento e crescimento da Designtec e, também, do seu setor no mercado. Fez cursos, participou de eventos e acompanhou blogs, sempre buscando atualizar-se.

Segundo ela, produzir conteúdo para marcas é cheio de desafios. Um deles é que cada cliente tem uma linguagem e uma personalidade. Há também o fato de que elaborar maneiras para “viralizar” um conteúdo está cada vez mais difícil:

- Há cada vez mais concorrência e, por exemplo, o Facebook, principal rede hoje, está dificultando esse caminho. Ele quer que você invista em anúncio. Se você anuncia, tem uma resposta muito rápida. E é preciso ser relevante no conteúdo, levando entretenimento.

Outro desafio é monitorar e chegar a resultados totalmente precisos. Nas mídias, é um pouco mais complicado medir, pois o cliente trilha um caminho para criar um relacionamento com a marca e esses resultados podem vir em longo prazo.

Falando para um público de alunos que busca seu espaço no mercado, a palestrante deixou claro que o bom produtor de conteúdo para web precisa ter “um português e uma interpretação de textos impecáveis e muita criatividade”. Finalizando, ela deixou um conselho: “Sigam os bons! Não tenha medo de perguntar, vá a eventos. A mensagem é fugir do lugar comum”.