Publicitário antes do diploma

Andressa Brauer

A abertura na Semana de Comunicação 2013 contou com a palestra do empresário e publicitário Marco Paulo Junior. Formado em 2010 no curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá de Friburgo, Marcos dirige a Montagna Filmes.
Após concluir a graduação decidiu deixar a empresa onde trabalhava há 11 anos. Chegou a pensar em comprar um carro, mas no mesmo dia mudou de idéia, preferiu comprar equipamentos e, em 6 meses, recuperou o dinheiro que investiu para criar a empresa Montagna Filmes.
Fotos: Igor Canto
Marco Paulo atuou como designer, editor de vídeo, cinegrafista, publicitário e diretor. Durante a palestra sobre Produção Audiovisual, o profissional abordou o mercado local. “Falta formação técnica, por outro lado, é muito fácil aprender. O Youtube ensina!”. Para ele, faltam profissionais e os que existem não estão atualizados em termos de equipamentos.
Segundo o profissional, “a pouca valorização do trabalho pelos empresários locais é preocupante, pois é preciso trabalhar dobrado para manter funcionários, pagar as contas da empresa e ainda obter lucro. Na cidade do Rio, por exemplo, ganha-se muito mais fazendo o mesmo trabalho”.
Assim como os alunos aprendem na faculdade “o cliente tem sempre razão.” Paulo afirmou que há situações em que a exigência do cliente pode impedir que o trabalho seja feito da melhor maneira e isto vai impactar no resultado. Neste caso é preciso saber negociar.
Durante a palestra, Marcos Paulo exibiu um vídeo com o portifólio da sua empresa, composto por comerciais produzidos para empresas locais e também de outras cidades. Seu projeto mais atual é o Programa Move, exibido na TV Zoom.
A Web TV é outro projeto desenvolvido pelo publicitário, mas que está um pouco de lado devido ao pouco tempo disponível. Ele aproveitou a oportunidade para convidar alunos de publicidade e jornalismo para participarem deste projeto. 
O palestrante exibiu também um vídeo, muito bem produzido por apenas três pessoas, que tem sido admirado, inclusive pelos assinantes da Sky. Quanto a importância da especialização, aconselhou que os estudantes procurem estágios, cursos, feiras e toda oportunidade que tiverem para aprender. “Mesmo que ganhe pouco por determinado trabalho, dê o seu melhor.”