Diretores do Jornal A Voz da Serra participam da Secom 2013

Paola Coimbra
Isabella Garcia
 
Os diretores do jornal A Voz da Serra, Adriana Ventura e Gabriel Ventura, fecharam o penúltimo dia de palestras da Semana de Comunicação nessa quinta, dia 31 de outubro, no auditório Ronaldo Leite Pedrosa, da Universidade Estácio de Sá de Nova Friburgo. Os profissionais destacaram os desafios do “novo jornal” e lançaram o programa de estágio conveniado à instituição.


Veja fotos

Fotos: Paola Coimbra
 
Gabriel Ventura voltou ao Brasil com o desafio de assumir a direção do jornal que antes era comandado por seu avô, Laércio Rangel Ventura. “O jornal A Voz da Serra tem muitos anos de credibilidade. Devemos nos preocupar com o passado, porém temos que nos modernizar”, analisou Gabriel.
 
Para fazer essa modernização, o novo diretor listou os principais objetivos de se fazer o que chamou de “novo jornal”.
 
- É preciso entender o novo mercado e como se encaixar nele. Se adaptar a nova realidade e buscar soluções. Nossos principais objetivos são: ser um jornal moderno, continuar levando notícias a todos e ter uma presença online mais eficiente.
 
Os diretores do jornal ainda abordaram sobre como manter um jornal no interior. “Trabalhar com comunicação no interior é mais difícil do que na cidade grande. É preciso jogo de cintura. É um jornal do interior, mas o que afeta o mundo também vai afetar esse jornal”, disse Gabriel. “O jornal de interior precisa ser fortalecido. Ele tem que refletir a sociedade”, concluiu Adriana.

Com o grande alcance da internet, houve uma migração dos leitores para este espaço e isso afetou a mídia impressa. Apesar disso, Gabriel apontou que ainda há um público alvo para o impresso. “Queremos alcançar os distritos mais distantes e trazer essas pessoas para o jornal”, afirmou.

Ao fim da palestra, Adriana e Gabriel Ventura falaram sobre o Programa de estágio que estão lançando. “O jornal A Voz da Serra nunca teve um programa de estágio formalizado. A ideia é atrair os talentos. Queremos trazer as pessoas para a mídia impressa”, contou Gabriel.

Os alunos de Comunicação se mostraram interessados nas vagas de estágio que serão abertas. Segundo os palestrantes, é uma oportunidade de descobrir e aprimorar novos talentos. Os estudantes irão adquirir experiência no jornalismo impresso. “Sabemos do alcance do nosso trabalho e de sua credibilidade, que é sintetizada na frase de domínio público da população friburguense: ‘Se não saiu no A Voz da Serra, não é verdade’”, finalizou Adriana.

A Voz da Serra: 68 anos contando histórias

Fundado em 7 de abril de 1945, o jornal A Voz da Serra é sinônimo de credibilidade e tem orgulho de fazer parte da história de Nova Friburgo.  Criado para atender interesses do Partido Social Democrático (PSD) em divulgar suas ações pela região, o jornal teve como um dos fundadores Américo Ventura Filho. Posteriormente, com o falecimento de seu patrono, o comando da empresa passou foi a seu filho, Laercio Rangel Ventura.

Atualmente, a direção do jornal é conduzida por Gabriel Ventura, que tem uma visão de futuro e busca modernizar o jornal para que este se adéque às novas mídias e a um novo público alvo.