Semana de Comunicação: publicitária palestra sobre Live Marketing

Marvio Nova

“Quem trabalha com Live Marketing acorda todos os dias querendo encontrar um jeito de atingir as pessoas de uma forma viva”, assim definiu a publicitária Débora Tenca, em sua palestra na Semana de Comunicação 2013. Na noite desta quarta-feira (30), a palestrante mostrou ao público presente no auditório da Universidade Estácio de Sá diversos 'cases' de Live Marketing, além de dissertar sobre a importância do tema.
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Fotos: Paola Coimbra
 
No início da apresentação, Débora contou uma breve história da sua vida profissional, desde quando começou a trabalhar na agência Stabel Grey Direct até a criação da Fino Trato, agência onde é sócia-proprietária. Esta breve biografia serviu para ambientar o público para o que estava por vir: uma amostra de como é planejado diversas campanhas de Live Marketing.
 
Porém, antes de começar a dissertar sobre o assunto, disse que esta modalidade de marketing “é o que acontece aqui e agora, ao vivo”. Para exemplificar a afirmação, a publicitária da área de criação mostrou diversos cases de sucesso das agências por onde passou.
 
Entre os clientes citados por Débora estão: a empresa sueca de bebida Absolut; o evento Red Bull Air Race, realizado na cidade do Rio de Janeiro em 2007; a empresa telefônica TIM; a marca de cosméticos Boticário; e a petroleira Shell.
 
Durante a palestra, a publicitária abordou a dificuldade de captar clientes que queriam investir em Live Marketing. “Vender novidade (como o Live Marketing) sempre foi difícil. Por isso, o ideal é se adequar ao plano de comunicação do cliente” concluiu Débora, ao ser perguntada sobre como lidar com a dificuldade de captação de clientes.
 
 
Entenda um pouco mais sobre Live Marketing
 
O Live Marketing é uma modalidade do marketing que abrange todas as ações ou campanhas onde o consumidor está numa relação direta com a marca, serviço ou produto. Esta interação acontece ao vivo, através de experiências que aproximam o consumidor da marca, gerando venda ou valor agregado à marca e/ou aos seus produtos.
 
O Live Marketing é baseado em ações vivas, que envolvem a experiência do consumidor com a marca, independente da ferramenta promocional utilizada e dos meios selecionados para divulgar tais ações.